sábado, 21 de novembro de 2009

O bom exemplo de Copenhague

Se dependesse dos bons exemplos dado pela Dinamarca na organização da conferência da Onu sobre mudanças climáticas, sairíamos de Copenhague com um acordo audacioso para conter as emissões dos gases do efeito estufa. Como veterana na cobertura dessas conferências – minha primeira foi em 2001 - posso afirmar que essa, em termos de produção, é a mais ecológica de todas. Começando pela alimentação no centro de conferência, que terá pelo menos 65% dos seus ingredientes de origem orgânica, e contará ainda com o uso de produtos oriundos de projetos de comércio justo, como o café e o chá servidos nas longas rodadas de negociação.

Além disso, os dinamarqueses decidiram não distribuir os famosos brindes, que muitas vezes viram lixo em poucas horas. O dinheiro economizado - nada menos do que US$ 700 mil – será transformado em bolsas de estudos para 11 estudantes de diferentes países do mundo, que durante dois anos farão uma especialização em temas ligados a meio ambiente em universidades dinamarquesas. “Queremos quebrar esse hábito de dar brindes em grandes eventos e gastar essa verba significativa de uma forma construtiva”, ressaltou a ministra do Desenvolvimento e Cooperação da Dinamarca, Ulla Tornaes.

A conferência, que ocorrerá entre os dias 7 e 18 de dezembro no Bella Center – mesmo centro de eventos onde o Brasil recebeu a notícia de que sediaria os jogos olímpicos de 2016 – deverá receber cerca de 12 mil pessoas, entre chefes de estado, jornalistas, cientistas, ambientalistas, etc.

Para estimular o uso do transporte público, a cidade de Copenhague oferecerá transporte gratuito em seus metrôs, trens e ônibus aos participantes da conferência. Aliás, vale lembrar que o metrô dinamarquês foi considerado o melhor do mundo por um ranking de especialistas e é capaz de ligar o centro da cidade ao aeroporto em apenas 15 minutos. Além disso, bicicletas também estarão disponíveis gratuitamente e 40 carros ecológicos com motoristas estarão a serviço dos participantes.

Vamos torcer que todas essas medidas socioambientalmente corretas tomadas pelos dinamarqueses sejam inspiradoras para os chefes de Estado que estarão negociando o futuro do acordo climático em Copenhage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário