segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Gases do efeito estufa atingem maior concentração já registrada na atmosfera

A Organização Metereológica Mundial anunciou hoje em Genebra que os níveis de gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) na atmosfera atingiram o seu maior patamar desde tempos pré-industriais. Desde 1990, o aumento de concentração desses gases aumentou em 26%. E apenas entre os anos de 2007 e 2008, o incremento foi de 1,3%.

Michel Jarraud, diretor da Organização alertou sobre a necessidade de ação urgente, pois esse dado pode estar empurrando o mundo rumo a indicações muito mais pessimistas sobre o aumento das temperaturas.

Esse dado, divulgado a poucos dias antes de se iniciar a conferência da Onu sobre mudanças climáticas, é mais uma evidência científica contundente da necessidade de se reduzir as emissões oriundas do crescimento da atividade econômica amplamente baseada no consumo de energia não renovável, sobretudo, de combustíveis fósseis.

Dos gases do efeito estufa, o CO2 é o que mais vem contribuindo para o aquecimento do planeta e o que mais se relaciona com a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a mudança no uso da terra. No período de cinco anos (2003-2008), alerta a Organização, o CO2 foi responsável por 86% do aumento de radiações, o que significa quatro vezes mais do que todos os outros gases do efeito estufa combinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário