terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Pró-Sol"


A imagem acima impressiona. Trata-se de uma das maiores usinas geradoras de energia solar do mundo, instalada em Sevilha, na Espanha. Plantas como essa proliferam pelo mundo e poderiam ser altamente estimuladas no Brasil.

Energia solar mais barata

Até poucos anos atrás a energia solar era muito cara. No entanto, essa realidade vem mudando. Um estudo norte americano mostrou que os custos da energia elétrica gerada por painéis solares fotovoltaicos caíram 30% entre 1998 e 2007.

Realizado pelo Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), do Departamento de Energia (DOE), o levantamento indica que as principais razões para a redução do custo estão relacionados a serviços como mão-de-obra, inversores, marketing, custos administrativos, entre outros.

Os pesquisadores estudaram 37 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica entre 1998 e 2007 em 12 estados norte-americanos. Durante este período o custo de instalação caiu de US$ 10,50 por watt em 1998 para US$ 7,60/W em 2007, o que representa uma queda anual média de 3,5% a dólares de 2007.

Esses dados são do mercado norte-americano, mas, certamente, refletem uma tendência mundial de queda no valor da energia solar. Até porque com a entrada da China nesse mercado - o país é hoje o segundo maior produtor de painéis solares do mundo - o preço dos painéis se tornou muito mais atraente e competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário