domingo, 13 de dezembro de 2009

Salvem os humanos, gritavam ursos polares, pandas e pinguins!



Fotos do fotógrafo Thibault Camus, da agência AP, mostram os mais de 900 manifestantes detidos e algemados pela polícia na noite de sábado em Copenhage.





Manifestantes vestidos de ursos polares, pandas e pinguins estavam entre os 970 detidos pela polícia dinamarquesa na noite de ontem (12/12) aqui em Copenhage, quando uma enorme marcha pelo clima tomou as ruas centrais da cidade. Segundo a imprensa local, o número de participantes chegou a 40 mil pessoas.

Como o uso de máscaras é proibido pelas leis dinamarquesas, informou Henrik Jakobsen, porta-voz da polícia, todos os manifestantes que escodiam seus rostos foram presos, inclusive os vários ursos polares, pandas e pinguins que se espalhavam pacificamente pela marcha em roupas de pelúcia gritando: “salvem os humanos”! A sátira acabou encaixando-se muito bem na situação.

Tortura

Os manifestantes foram mantidos algemados pela polícia no chão e ao relento por duas horas, sem água, atendimento médico e direito de ir ao banheiro ou movimentar-se. Segundo Mel Evans, da Climate Justice Action, muitas pessoas entraram em desespero e choraram devido ao frio de aproximadamente zero grau. “As pessoas foram amarradas e colocadas em linhas como animais”, disse Evans ao jornal The Guardian.

A repressão ostensiva da polícia tem sido um fato lastimável nesta COP, manchando a imagem de Copenhage, uma cidade que merecia abrigar essa importante e decisiva conferência do Clima devido a suas ações de proteção ao meio ambiente e seu vanguardismo em tornar-se neutra em emissões de gases do efeito estufa até 2025.

Vamos torcer que nos próximos dias, quando os 105 chefes de Estado chegam a Copenhage, a polícia consiga atuar de forma pacífica e tolerante.

Um comentário:

  1. ah, como não lembrar de hamlet?
    - há algo de podre no reino da dinamarca.
    que rei é esse que volta para dizer aos filhos sobre o seu assassino?
    manifestantes como hamlet contra o assassino do rei, no caso rainha, terra.
    exibida como loucura de hamlet é a lucidez desses manifestantes. presos.
    ai, o ridículo do poder: tentar prender as almas livres.
    bom trabalho, minha amiga.

    ResponderExcluir