domingo, 13 de dezembro de 2009

Polícia dinamarquesa apreende óleo vegetal que movia ônibus de grupo francês



Mancada da polícia dinamarquesa: apreensão de biodisel em plena conferência de mudanças climáticas








O francês Remi Filliau protesta: "Cuidado: de acordo com a polícia dinamarquesa, óleo vegetal pode ser explosivo. Por favor, leve todo o seu óleo até o posto policial mais próximo", satiriza o cartaz.




Um divertido grupo formado por 33 franceses, que chegou a conferência do Clima em um ônibus movido a óleo vegetal reciclado, teve todo o seu combustível apreendido pela polícia dinamarquesa. O grupo tinha vários galões de óleo estocados dentro do ônibus para o retorno à França.

“Nós percorremos uma distância de 4.500 quilômetros da França até Copenhague sem emições de gases do efeito estufa. Todo o óleo que usamos era de origem vegetal e reciclado das cozinhas. Agora, com a apreensão, teremos que usar gasolina para voltar para nossas casas”, disse o francês de 25 anos, Remi Filliau, que veio a Copenhage para “demonstrar, como cidadão, sua preocupação com as mudanças climáticas”.

A polícia dinamarquesa afirmou que o óleo poderia ser utilizado como explosivo e por isso representava perigo. Nos últimos dias, os oficiais vêm se mostrando totalmente intolerantes aos protestos (pacíficos) e tentando coibir todo tipo de manifestação. “A polícia está simplesmente tomando atitudes precipitadas com medo de que os protestos tornem-se violentos e proibindo a liberdade de expressão das pessoas”, afirmou Filliau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário