terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Barrados em Copenhague















Conseguir entrar no Bella Centre em Copenhague tem sido uma verdadeira batalha nessa última semana das negociaçõess climáticas. Milhares de pessoas de várias partes do mundo registradas para participar do evento, mas que ainda precisavam se credenciar, enfrentaram filas de até onze horas e mesmo assim não conseguiram entrar no Bella Centre. Representantes de ongs simplesmente foram impedidos de participar, mesmo tendo recebido a confirmação de que teriam acesso. Muitas pessoas estão revoltadas com a organização dinamarquesa, pois viajaram de outros países e tiveram despesas com passagem aérea, hotel e alimentação numa das cidades mais caras da Europa e, agora, sem nenhum aviso, estão sendo barradas.

“Não há nenhuma comunicação. As pessoas simplesmente tem que esperar sem saber se poderão entrar ou não. Nem os representantes da Onu, nem os organizadores locais nos avisam de nada”, disse jornalista queniana da rede BBC que passou onze horas na fila e precisou chegar às cinco horas da manhã para obter sua credencial. Segundos fontes da delegação brasileira, até mesmo o cientista do Inpe e presidente do Forum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Carlos Nobre, não conseguiu entrar na conferência na segunda-feira.

As longas filas e a falta de comunicação na entrada do Bella Centre vem manchando a boa reputação da famosa organização escandinava. “A Dinamarca lutou muito para conseguir trazer essa conferência para Copenhague. A cidade queria associar sua imagem a um dos eventos mais importantes dos últimos anos, mas não está conseguindo lidar com o grande número de pessoas”, disse o jornalista alemão, Henner Weithöner.

Aproximadamente 45 mil pessoas registraram-se para participar do evento, mas devido ao limite de tamanho do Bella Centre, a entrada de jornalistas e, sobretudo, de representantes de organizações não governamentais tem sido controlada. O Greenpeace criticou a restrição em nota oficial “restringir a participação da sociedade civil é um sinal de que essa conferência vai acabar com uma série de textos e fotos produzidos como uma brochura turística”.

Na noite de hoje em Copenhague havia rumores de que um grande protesto será organizado pelos integrantes das ongs que foram barrados na entrada do Bella Centre na manhã desta quarta-feira (16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário