sábado, 12 de dezembro de 2009

Copenhague vira palco de protestos pelo clima


A calma e organizada Copenhague se transformou em um movimentado palco de manifestações a favor de um pacto climático capaz de reduzir as emissões dos gases do efeito estufa no mundo. Nesse sábado, dia 12 de dezembro, as manifestações ganharam vulto e a polícia dinamarquesa mostrou-se tensa e com medo de perder o controle da situação.

Em uma ação exagerada para conter as manifestações de agora até o fim da conferência, a polícia prendeu cerca de 70 ativistas, alegando que muitos estavam jogando pedras contra os políciais e outros vestiam máscaras para esconder seus rostos, o que é proibido pela legislação dinamarquesa. Alguns dos ativistas detidos, como dois britânicos, foram deportados imediatamente para os seus países. Ninguém confirmou que os manifestantes atiraram pedras contra os policiais.

Na entrada do Bella Center, centro onde acontece a conferência, muitas pessoas ainda enfrentavam o vento gelado e o frio de dois graus para se credenciarem para a semana final das negociações. A expectativa é de que durante toda essa semana as organizações da sociedade civil organizem seguidos protestos para chamar atenção dos 105 chefes de Estado que estarão presentes na conferência.

A maior parte das manifestações vem sendo feita de forma pacífica e bem humorada, como militantes vestidos de urso polares e pinguins carregando uma placa: "salvem os humanos". Muitos dinamarqueses, sobretudo jovens e adolescentes, integraram as marchas pela cidade neste sábado, mostrando o apoio da população da cidade, uma das mais ecológicas do planeta. Copenhague, que foi apelidada como Hopenhagen (trocadilho com a palavra hope - esperança em inglês) tem a meta de zerar sua taxa de emissões até o ano de 2025.

Vegetarianos

Entre os grupos de ativistas mais presentes estão os vegetarianos de todo o mundo.O consumo de carne é hoje um dos maiores vilões das emissões de gases do efeito estufa. O Brasil, por exemplo, tem 50% de suas emissões oriundas do setor da pecuária. Por isso, muitos vegetarianos percorrem as ruas de Copenhage com a placa: "seja vegetariano (be veggie)".

Desmond Tutu

Amanhã (domingo) às 11h30 da hora local, o arcebispo sulafricano e ganhador do Nobel da Paz, Desmond Tutu, fará sua participação com um pronunciamento para sensibilizar os negociadores a chegarem a um acordo até o próximo dia 18.

3 comentários:

  1. Estamos torcendo aqui do Brasil para os líderes mundiais se sensibilizarem com a ameaça real de um mundo muito pior sem drásticas reduções das emissões de gases na atmosfera!!!
    O mundo tem de se conscientizar que não podemos continuar produzindo tantas coisas inúteis e descartáveis que só poluem o mundo. Consumir menos é um desafio. Consumir menos é mais inteligente. Consuma menos - Pense mais!

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=EAVxgz9zoj0

    ResponderExcluir
  3. Conhecendo melhor a estrutura para a media em Copenhague:

    http://www.youtube.com/watch?v=pxLZiACB7iU

    ResponderExcluir